Associação Ibero-Americana de Comunicação
Como parte dos esforços para a institucionalização do campo de estudos em Comunicação, promove-se regularmente o intercâmbio entre pesquisadores e associações em caráter regional, nacional e internacional.
O ‘Movimento IBERCOM’ surgiu em 1986, durante o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação realizado no campus da Universidade de São Paulo. Este congresso celebrava os 20 anos da Escola de Comunicação e Artes (ECA/USP) e foi coordenado por José Marques de Melo e Maria Immacolata Vassallo de Lopes.
Em seguida, realizaram-se mais três encontros IBERCOM no Brasil e um em Barcelona. No V IBERCOM, realizado em 1998 no Porto (Portugal), sob a coordenação de Luís Humberto Marcos, decidiu-se institucionalizar o ‘Movimento IBERCOM’ por meio da criação da ASSIBERCOM – Associação Ibero-Americana de Comunicação.
Com a institucionalização da entidade, os congressos IBERCOM passaram a ser bienais. Desde 2013 a Assibercom conta com as Divisões Temáticas Ibercom, as DTIs, que inovaram cada edição do Congresso.